• Sergio Camargo

Torre Duplex ou Torre Triplex ?



Conheça sua empilhadeira: qual é a diferença entre torre duplex e torre triplex?

Qual torre é melhor?

Quando se deve utilizar a torre duplex e quando se deve utilizar a torre triplex?

Qual torre é chamada de torre padrão?

Conheça as resposta lendo a matéria completa.



TORRE DUPLEX


Também chamada de torre de dois estágios. A maior parte dos fabricantes considera esse tipo de torre como a torre padrão. Algumas pessoas também chamam essa torre de “simplex” mas essa não é a terminologia correta.


A torre duplex é o tipo mais simples de torre formado por dois pares de trilhos, um par estacionário externo e um par interno móvel.




Nesse tipo de torre existem dois cilindros de elevação montados lateralmente para prover elevação direta ao par de trilhos internos e elevação indireta através de corrente para o conjunto carrinho / garfo. A corrente eleva o carro a taxa de dois centímetros para cada centímetro de extensão da haste do cilindro.


Veja o funcionamento no vídeo abaixo. Veja que pouco depois de iniciado o movimento de subida dos garfos, quando estes subiram apenas 150 ou 200 mm, a altura total da torre começa a aumentar, pois o par de trilhos internos começa a “sair” para fora. Essa altura (de 150 ou 200 mm) é chamada “elevação livre”.



Como se vê no vídeo acima, não é possível usar uma empilhadeira com esse tipo de torre para empilhar dois paletes dentro de um container, pois a torre vai bater no teto do container.


As torres duplex de 4,0 m de elevação de garfos tem cerca de 2,5 m de altura quando os garfos estão abaixados. E quanto maior for a altura de elevação dos garfos, maior será a altura da torre com os garfos abaixados. É possível portanto haver problemas na passagem da empilhadeira por portões ou restrições para a empilhadeira operar em locais com baixa altura.


Vantagens das torres duplex:

  • São mais leves que as triplex e não “roubam” capacidade da empilhadeira

  • Mais baratas na aquisição

  • Mais simples para manutenção, pois tem menos peças

  • Melhor visibilidade, pois tem apenas dois pares de trilhos e não tem cilindro central

Desvantagens:

  • São altas mesmo quando os garfos estão abaixados, portanto não passam por portas ou locais com baixa altura

  • Não operam dentro de containeres ou caminhões fechados


TORRE TRIPLEX


Também chamada de torre de três estágios. A torre triplex utiliza três pares de trilhos, dois pares móveis e um par externo estacionário. Existe um cilindro central e um par de cilindros montados lateralmente.

O cilindro central também chamado de primário fornece elevação livre do carro e dos garfos. Nesse primeiro estágio da elevação o carro e os garfos são elevados SEM mexer na altura total da torre. Por isso é possível colocar um palete em cima de outro dentro de um container por exemplo.


Os cilindros laterais estão ligados aos trilhos intermediários. Num segundo estágio, quando esses cilindros começam a levantar, eles levantam diretamente os trilhos intermediários enquanto as correntes puxam o conjunto interno dos trilhos junto com o conjunto do carro / garfo.


Veja no vídeo abaixo como funciona uma torre triplex.



Vantagens de torres triplex:

  • Proporcionam grande elevação livre (explicado acima o que isso quer dizer)

  • Podem operar dentro de containeres e caminhões fechados

  • Deixam a empilhadeira mais baixa e compacta

  • Podem passar debaixo de portas mais baixas

  • Atingem maiores alturas finais de elevação de garfos

Desvantagens:

  • São mais pesadas

  • Tem mais peças


OUTROS TIPOS DE TORRE


Existem outros tipos de torres, as QUADRUPLEX, que como o nome indica tem quatro pares de trilhos.


E tem a torre DUPLEX FULL FREE, que tem dois pares de trilhos e mesmo assim consegue prover uma boa elevação livre. Esse tipo é pouquíssimo conhecido no Brasil, mas é muito interessante.


CONCLUSÃO


Se você vai operar dentro de container ou caminhão fechado, tem limitação de altura no ambiente de trabalho, ou precisa de uma empilhadeira compacta que atinja elevações altas com os garfos, não tem jeito, você precisa de uma torre triplex.


Caso contrário, considere usar uma torre duplex. Ela é mais leve portanto a empilhadeira pega um pouco mais de carga, proporciona melhor visibilidade para o operador, a torre é mais simples e mais barata !

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon

(11) 3729-2822

 

Liftcom@Liftcom.com.br

LIFTCOM Equipamentos

Avenida Luiz Dumont Villares 894, Conj. 4 

Jardim São Paulo 

São Paulo - SP